Parceiro

8 passos para o fechamento de caixa.

  • 19/12/2018

PASSO 1- Atribuir responsabilidade ao operador de caixa.
É uma prática comum que o operador de caixa seja responsável pelas divergências no PDV. Ou seja, se faltar uma quantia no caixa, esse valor será descontado do empregado. Existem empresas que concedem carência, por exemplo, diferenças no fechamento em dinheiro de até R$ 3,00 não são descontadas

PASSO 2-Ao abrir o caixa, checar duas vezes o valor na gaveta.
É importante verificar mais de uma vez o valor de entrada, conhecido como abertura de operador ou fundo de troco. Dúvidas não podem existir, o operador deve estar seguro que iniciou o trabalho com o valor correto na gaveta.

PASSO 3- Registrar todas as entradas e saídas do caixa.
Todas as operações devem ser registradas, as entradas (fundo de troco, suprimento), saídas de dinheiro ou cheques (sangrias). Os comprovantes devem ser bem guardados para fazer conferência no fechamento de caixa.

PASSO 4 – Separar documentos por tipo de pagamento.
Uma boa prática para um fechamento de caixa rápido e organizado é que a cada venda ou operação, os documentos sejam separados por forma de pagamento. Todos os comprovantes separados facilitando o processo.
Os principais tipos de comprovante:
• Cartão de Crédito • Cartão de Débito • Ticket • Cheques à Vista • Cheques Pré-datados
Aconselhamos que os comprovantes de cartão de crédito e débito sejam separados por bandeira. Se você utiliza TEF e um sistema de gestão, terá uma grande vantagem, pois é possível conciliar automaticamente os cartões por bandeira, além de suas taxas e lançamentos

PASSO 5 – Melhor horário
Para que não haja divergências nos valores, o fechamento de caixa deve ser realizado em todo final de expediente, ou quando houver trocas de operadores.
É importante atentar-se para a concentração dos operadores, então escolha horários com fluxo menor de clientes

PASSO 6- Como fazer o fechamento de caixa.
Para finalizar um fechamento de caixa, o operador deve conferir os valores totais em dinheiro, comprovantes e recibos com o relatório de fechamento, que calcula, de acordo com as movimentações ao longo do dia, cada valor por operação.
A boa prática orienta para que durante o fechamento o operador de caixa não tenha acesso aos relatórios do PDV. Com o apoio de um sistema de gestão, o operador poderá lançar os valores computados para que uma conciliação seja realizada na tesouraria, realizando automaticamente a divergência.

PASSO 7 – Sistema de gestão.
O ideal é utilizar um sistema de gestão que trará todas as informações separadas por operador e forma de pagamento, facilitando a verificação e conferência dos dados do fechamento de caixa. Por exemplo, é possível controlar as diferenças (quebra de caixa) por operador ao longo do mês, assim de maneira segura e fácil é realizado o somatório das diferenças para o desconto na folha do funcionário

PASSO 8 – Conclusão.
O fechamento de caixa é o início do processo de conciliação dos recebíveis de cartões. É onde começa o controle financeiro do varejo, pois o fechamento de caixa garante que o que foi vendido entrou no caixa – seja dinheiro, cheque ou recibos.
Agora, vamos aprofundar na questão da conferência das vendas de cartão

 

 

Dexei seu comentário