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Varejo: como se preparar para o Natal

Jovem em um shopping com compras feitas em lojas de varejo.
  • 05/12/2019

Passada a Black Friday, é hora de focar no maior de feriado para o comércio do Brasil: o Natal. E a expectativa é boa. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa para o arrecadamento do varejo na data é de R$ 35,9 bilhões, o que representa um aumento de 4,8% em relação ao ano passado e, mais importante, o maior valor dos últimos 6 anos.

Isso mostra cada vez mais a recuperação econômica do país, que chegou a ter índices negativos em 2015 e 2016. De acordo com Fábio Bentes, economista do CNC, esse crescimento tem quatro motivos: inflação baixa, maiores prazos de crédito para o consumidor, liberação de recursos como Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e Pis/Pasep e a leve melhora no mercado de trabalho. 

Essa previsão de melhora chama a atenção ainda mais em uma época como o Natal. De olho nisso, os varejistas continuam a se preparar para o fim de ano. Mas como estar pronto?

Dicas para vender mais nesse Natal

Para que sua loja consiga vender bem nessa época, é preciso pensar em ações que a façam se destacar de suas concorrentes. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que podem ser úteis para você e seu negócio nesse período e, em alguns casos, ao longo do ano.

Saiba motivar sua equipe de atendentes e vendedores

Essa é uma dica que vale para o ano todo, mas que deve ser aplicada principalmente nessa época. Devido à correria característica de fim de ano, é comum que, sem o incentivo apropriado, muitos trabalhadores sintam-se cansados ao final do dia. Além da questão psicológica, isso afeta também a produtividade e o atendimento de sua loja. Ou você acha que um profissional exausto consegue produzir bem?

Por isso, procure treinar sua equipe para períodos mais movimentados a fim de preservar seus funcionários e garantir o máximo de rendimento do seu negócio.

Além disso, pense em maneiras de recompensá-los pelo esforço. Festas de fim de ano, bônus para aqueles que se destacarem e folgas maiores podem ser boas opções.

Seja criterioso na hora de contratar temporários

Para ajudar sua equipe fixa, uma boa ideia é contratar profissionais temporários para ajudar com o excedente de clientes durante o final de ano. De acordo com a CNC, a oferta de emprego temporário no varejo para o natal será a maior em 6 anos. Por isso, é preciso ser bastante cuidado na hora de contratar.

Em casos positivos, um temporário que se destaca pode até mesmo ser efetivado para trabalhar permanentemente. Porém, em situações mais pessimistas, contratar precipitadamente pode arruinar um planejamento feito ao longo do ano.

Apresentação é tudo

Em locais com muitas lojas e sem a divulgação apropriada, fica fácil para o seu negócio “desaparecer” entre tantos outros. Sendo assim, uma ótima ideia para atrair os clientes é ter apresentações e eventos na porta e dentro da sua loja. Seja com o clássico Papai Noel na entrada ou com shows musicais, o importante é criar no cliente a curiosidade a ponto dele querer entrar para conhecer o local.

Faça promoções reais

Esse tópico pertence originalmente ao nosso artigo sobre como vender mais durante a Black Friday, mas vale para qualquer data importante para o varejo.

Quando o e-commerce começou a se popularizar no Brasil, muitas lojas foram alvos de críticas por “maquiar” seus preços durante o Natal. Elas faziam isso aumentando-os um pouco antes da data e depois aplicando o “desconto”, que deixava o produto com seu valor original.

Para oferecer o melhor valor de varejo possível para você e seu cliente, faça uma pesquisa extensa e detalhada sobre o valor de mercado do produto vendido. Hoje em dia, o “tudo pela metade do dobro” não funciona mais.

Em suma, é preciso ficar atento à uma série de detalhes na hora de preparar sua loja para as festas de fim de ano. Boas festas e, principalmente, boas vendas!

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