Parceiro

Sua loja vende em cartão? Entenda como funciona a receita federal

  • 11/01/2019

Como funciona o repasse de informações para a receita?

A receita monitora todas as vendas, por meio de uma obrigação destinada às operadoras de cartões (Rede, Cielo, Stone, etc). Basicamente essas operadoras são responsáveis em passar todas as informações das movimentações de cartões de crédito e débito por estabelecimento. Essa declaração é enviada com todas as transações realizadas, que ficará arquivada da Receita.
Do lado do varejista, o contador envia periodicamente informações à Receita (Sintegra, SPED, etc), dentre essas informações está o faturamento mensal da loja, discriminado por forma de recebimento. Essas declarações que serão entregues à Receita, contem todos os recebimentos da loja, incluindo os recebimentos de cartões.

Cruzamento de informações

Com base nessas duas fontes de informações, a receita fará o cruzamento entre os dados apresentados,verificando se o faturamento que a loja informou é equivalente aos números informados pela operadora de cartões.
Se as informações não baterem, automaticamente a Receita Federal coloca a loja em uma situação irregular, estabelecendo um prazo para a regularização dos impostos

Problemas comuns

Infelizmente, alguns comerciantes ainda efetuam a venda em cartões e não declaram essa venda, para fugir dos impostos, não gerando cupons fiscais dessas vendas. O risco desse procedimento é alto, pois a Receita pode solicitar as declarações de recebimentos de, até, 5 anos.
É importante que todas as vendas em cartão sejam declaradas e dessas vendas cupons ficais devem ser gerados. Assim as chances de problemas com vendas de cartões serão reduzidas.

Dexei seu comentário

Comece o teste grátis por 30 dias AGORA!