Coronavírus: Restaurantes aderem ao delivery
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) só no último ano os pedidos por meio de aplicativos de entrega movimentaram R$ 11 bilhões. E agora, para driblar a crise do Coronavírus, restaurantes estão aderindo ao delivery para amenizar o impacto no setor. Com o comércio fechado, o delivery acabou sendo novidade para muitos empreendedores. Leia em nosso blog algumas dicas para adaptar o seu restaurante aos serviços de entrega.
Mudança de rotina
Não somente restaurantes tiveram que se adaptar ao novo cenário. Sorveterias, padarias, mercados e até lojas de roupas estão trabalhando com atendimento delivery e virtual para garantir algum retorno econômico. A crise pelo Coronavírus (Covid-19) atingiu a todos os comércios. Por orientação do Governo, a grande maioria estão de portas fechadas e sem previsão de retorno. Restaurantes que antes não trabalhavam com delivery tiveram que mudar sua rotina para garantir a sobrevivência do seu negócio.
Como aderir ao Delivey?
Você pode cadastrar seu restaurante para seus clientes receberam a mercadoria no conforto do lar. Porém, é preciso planejamento para que esta estratégia dê certo para seu negócio. Hoje existem vários aplicativos como iFood, Rappi, Uber Eats, Loggi e várias outras opções disponíveis no mercado. Mas, existem outras opções de delivery, como o próprio WhatsApp.
Antes de tudo é preciso definir o meio de entrega e também o prazo para o cliente receber o delivery. Afinal, não tem nada mais desgastante que receber um pedido atrasado. Para se cadastrar no iFood por exemplo é preciso cumprir alguns requisitos:
- Ter CNPJ
- Entregadores (próprios ou do IFood)
- Internet estável
- Atendimento eficiente
- Comida de qualidade para gerar um bom volume de pedidos
Cumprindo estes requisitos basta entrar no site e realizar o cadastro. O bom é que você só vai pagar se vender. Nessa época de isolamento e crise, o delivery é uma boa alternativa para seu restaurante continuar a vender.
Como usar o Whatsapp como ferramenta de delivery?
Com mais de 1,5 milhões de usuários no Brasil, não dá para ficar de fora dessa ferramenta. Com o aplicativo na palma da mão fica muito mais fácil para o cliente realizar o pedido. Com o Whatsapp Business você pode configurar o horário de atendimento do seu restaurante, cadastrar seus contatos e eles ainda recebem mensagens de ausência, saudação e respostas automáticas.
Essa resposta automática pode ser o link para o cliente fazer o pedido em outro aplicativo, ou ainda pode ser uma resposta automática sobre o cardápio do dia. Verifique se você terá algum funcionário disponível para realizar o atendimento ou se você vai preferir deixar o sistema mais automático.
Você pode ainda receber os pedidos do seu site ou redes sociais através do WhatsApp. Use o Whatsapp como forma de impulsionar suas vendas.
Como encontrar um entregador para seu delivery?
Se o seu restaurante também vai aderir ao delivery durante este período de Coronavírus é necessário avaliar bem a questão logística do seu negócio. Se suas vendas são fortes em determinada região, pode ser interessante contratar um motoboy que conheça bem a área.
Se sua empresa optar pelo “iFood Entrega”, como o próprio nome diz, a entrega é realizada pelo próprio iFood. Um percentual será pago pelo iFood. Se seu restaurante optar pelo “iFood Básico”, a entrega é feita pelo seu estabelecimento. O Uber Eats segue a mesma linha.
Mas, se a sua empresa preferir ter seus entregadores próprios, é preciso avaliar bem o custo-benefício. Além disso, referências são sempre necessárias para contratar alguém de confiança. O interessante é pesquisar e contratar alguém que tenha expertise em entrega para trabalhar com agilidade. Coloque na balança o que será mais viável para seu negócio, pois uma contratação também envolve gastos financeiros.
Outra opção é contratar um funcionário com contrato intermitente. Essa modalidade de contratação é ideal quando sua empresa tem mais movimento em determinados dias e horários. O trabalhador exercerá sua função sob demanda.
Muitas empresas também contratam motoboys terceirizados por ser uma forma de reduzir custos operacionais como vínculo empregatício. Existem muitas empresas que oferecem este serviço no mercado.
Como divulgar o delivery do seu restaurante?
O delivery é um serviço muito cômodo para os clientes. Não há nada melhor que ligar e receber o pedido em casa, sem ter que se deslocar até o local. Mas, o mercado de delivery é amplamente concorrido, por isso, para seu restaurante ter sucesso e “bombar” de pedidos é preciso fazer uma boa divulgação do seu negócio.
Ofereça descontos: Já imaginou o cliente recebendo aquele desconto de aniversário? Aproveite as datas comemorativas e ofereça cupons de descontos a seus clientes. Seja no Natal, dia dos namorados ou páscoa, ninguém resiste a um desconto.
Crie uma rede social para seu negócio: Você precisa pesquisar e descobrir em qual rede social estão seus potenciais consumidores. Hoje o Instagram pode ser uma boa mídia para o seu negócio. O Insta vai te dar liberdade de postar fotos originais dos seus produtos e criar uma rede de relacionamento. Além disso, as hashtags ajudam o seu restaurante a ser encontrado. Crie uma bio interessante com informações de horário e telefone para ajudar seu delivery a vender mais.
Use mídias pagas: Além da divulgação gratuita, você também pode divulgar o seu delivery através de anúncios pagos. O Facebook e o Google Ads são dois meios excelentes de realizar essa divulgação. É uma forma interessante de você segmentar seu público e região mais propensa à venda. Desta forma, seu restaurante vai se tornar mais conhecido e atrair mais clientes.
Use o Google Meu Negócio para seu delivery ter mais sucesso
O Google Meu Negócio é uma das melhores formas de divulgar seu negócio online e o melhor: gratuitamente. Essa publicidade vai ajudar seus potenciais consumidores a encontrar o seu restaurante e consequentemente, seu negócio tende a vender mais. Quando o cliente for digitar “restaurante” no Google, ele vai mostrar uma série de restaurantes disponíveis de acordo com sua geolocalização.
Se o seu restaurante começar a trabalhar com delivery, o Google Meu Negócio é indispensável. Quando você cadastrar seu restaurante no Google, você poderá colocar os canais de atendimento como o WhatsApp para pedidos, além do horário e dias de funcionamento.
Outra coisa interessante para seu delivery ter bastante destaque no Google é postar fotos dos pratos. A ferramenta permite a divulgação de fotos e vídeos. Além disso, permite ainda uma interação com o cliente. Seu consumidor pode, a qualquer momento, escrever um elogio ou crítica do seu restaurante e você pode (e deve) interagir.
Concilie seus pagamentos recebidos com cartão
Um dos erros praticados por muitos empresários é vender e não conferir se os pagamentos recebidos com cartão estão de fato entrando na conta. É importante ter um sistema automático para ajudar a saber se os pagamentos estão corretos. Independente da quantidade de transações que seu restaurante esteja fazendo no momento, a conferência é fundamental para saber se tem alguma divergência.
O sistema de conferência é simples e muito intuitivo. Basta entrar na ferramenta diariamente e realizar as verificações. A ferramenta possui indicativos importantes para o sistema de gestão da sua empresa. Através dos filtros, o cliente consegue analisar dados de vendas por operadora, bandeira, débito, crédito, parcelamento e também por dia e hora da venda. O software automatiza este processo, já que a conciliação manual é trabalhosa, sujeita a erros humanos, além de exigir muito tempo e dedicação.
Vale sim muito a pena implantar um sistema para auditar os pagamentos com cartão. A ferramenta é muito eficaz e benéfica para pequenas, médias e grandes empresas. Com a conciliação automática, qualquer organização terá um rendimento muito maior, poderá investir em outras ações dentro da empresa com a otimização de tempo e dinheiro.
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