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Saiba como divulgar na internet gratuitamente

mulher com celular e ícones de internet como forma de divulgação
  • 18/08/2020

Aprenda a promover seu negócio online e aumentar suas vendas sem investir em mídia paga

Divulgar na internet gratuitamente é uma alternativa excelente principalmente para quem está começando um negócio com pouco orçamento. De uns tempos para cá a forma de divulgar uma empresa mudou muito. A internet se tornou a principal ferramenta para se relacionar com seus consumidores e mostrar a qualidade dos seus produtos e serviços.

A empresa que não se adaptar a esse novo modelo de publicidade online possívelmente vai perder espaço para seus concorrentes. Afinal, as empresas estão usando cada vez mais a criatividade no ambiente digital postando conteúdos humanizados, despertando assim a atenção dos seguidores.

Analisando todo este cenário, vem aquela pergunta em mente: como se destacar nesse mar de informações que a internet se tornou? Continue lendo nosso blog. Essa e outras dúvidas sobre como divulgar na internet e promover seu negócio gratuitamente serão explicadas.

Tráfego orgânicos e interatividade

Antes de tudo é importante uma breve explicação sobre este tema. Chamamos de tráfego orgânico todas as visitas que você recebe em seus canais digitais sem precisar investir dinheiro para isso.

Se sua empresa cria um conteúdo interessante nas redes sociais ou no blog, isso começa a despertar a atenção dos seus consumidores se tornando o caminho para atrair mais visitantes para o seu site. Quando um conteúdo é bom e criativo, muitas pessoas vão começar a interagir com aquela publicação.

Mas é preciso enfatizar que aparecer de forma orgânica, não é fácil. É preciso pesquisar muito o assunto e ser muito criativo. Só existe uma receita para isso: trabalhar com conteúdo de qualidade. Por isso voltamos a falar que essa é uma das estratégias mais eficazes para divulgar na internet de forma inteligente. Use a criatividade em todas as suas publicações.

Muitas empresas costumam pagar para aparecer nos buscadores (Google, Bing, Yahoo) E, mesmo pagando é preciso realizar um bom trabalho para aparecer ente as primeiras posições. Além disso, é preciso que este trabalho seja muito bem pensado para os clientes certos chegarem até sua empresa. Ou seja, os clientes que realmente estejam buscando pelos seus serviços.

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma forma de divulgar na internet de forma gratuita. Atualmente, é uma das melhores formas de promover seu negócio on-line. Com esta ferramenta, você gerencia informações importantes da sua empresa, como endereço, localização no mapa, telefone, horário de funcionamento, e-mail e o site da sua empresa.

 O interessante do Google Meu Negócio é que ele mensura quantas pessoas estão buscando pela sua empresa.

Quando o cliente digita o nome da empresa no Google, se ela estiver cadastrada no Google Meu Negócio, ela aparece no lado direito da tela. Agora se o cliente fizer uma busca genérica, como por exemplo “supermercados no centro”, irá aparecer uma lista com todos os supermercados cadastrados no mapa de localização.

Interatividade e Conectividade

Outra coisa bem interessante é a interatividade que o Google Meu Negócio proporciona. Os clientes avaliam a sua empresa, comentam o que acharam do serviço prestado e sua empresa pode interagir com estes clientes. Sem contar que, se o seu comércio for bem avaliado é uma forma de atrair novos clientes.

Hoje a maioria das pessoas buscam referências das empresas antes de comprar. Além de divulgar na internet gratuitamente pelo Google Meu Negócio, sua empresa ainda tem mais chances de conseguir novos consumidores.

Para criar um cadastro vá até a página do Google Meu Negócio e preencha as informações. Use o business.google.com para gerenciar as informações. Coloque todas as informações da sua empresa e não esqueça de inserir imagens. 

Invista no Inbound Marketing, a melhor estratégia para divulgar na internet gratuitamente

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração é uma estratégia para fazer o cliente chegar até o seu negócio através da produção de conteúdos informativos e interessantes os sobre temas que estão procurando. Esses materiais podem ser textos de blogs, e-book, posts, vídeos, podcasts, e-mail marketing, webinars e todo conteúdo com objetivo de atrair essas pessoas na internet.

Diferente do marketing tradicional que a marca vai atrás de clientes com anúncios pagos, no inbound marketing é utilizada uma estratégia de geração de conteúdo gratuito para atrair o cliente até sua empresa. Investir em inbound marketing é a garantia para o sucesso da sua empresa. Por isso, invista. Elabore materiais ricos, criativos e interessantes para sua empresa se destacar das outras no ambiente digital.

Se você quer investir no inbound marketing e não sabe por onde começar, vamos destacar alguns canais de divulgação de baixa complexidade que você pode implementar no seu negócio.

Crie um blog para aparecer nos buscadores gratuitamente

Aqui vamos falar do blog e como ele pode despertar a atenção dos seus consumidores. Através de conteúdos relevantes sobre o seu produto ou sobre temas complementares, seus clientes terão curiosidade para ler o artigo. Se sua empresa é do segmento da moda, que tal falar sobre tendências, cores e estilos?!

Criar um blog é uma estratégia de inbound marketing para trazer inúmeros benefícios à sua empresa:

  • Educar seu público-alvo sobre seus produtos/serviços
  • Se tornar autoridade no assunto
  • Aumentar as vendas
  • Fortalecer a marca
  • Aumentar o tráfego do seu site
  • Melhor posicionamento nas ferramentas de busca do Google

Se os seus textos foram bem escritos e relevantes, quando seus potenciais consumidores forem pesquisar informações na rede de pesquisa, sua empresa tem chances de aparecer. Quando o conteúdo é bom e relevante, automaticamente o Google já entende essa informação.

Para melhorar seu posicionamento nas buscas do Google, também é necessário trabalhar o SEO (Search Engine Marketing), que consiste em otimizar o conteúdo do seu blog com a finalidade de fazer com que seu conteúdo apareça entre as primeiras páginas do Google. Umas das formas de conseguir este objetivo é trabalhar com palavras-chaves adequadas.

Quando uma pessoa está buscando informações sobre um determinado assunto na internet, ela digita no Google a palavra que tem mais a ver com sua pesquisa. É dessa forma que ela pode chegar até o seu site. É preciso pensar como o cliente está pesquisando no Google para definir as palavras-chave que serão utilizadas no site e blog da sua empresa.

O blog tem uma função fundamental neste cenário. Seu assunto pode ser tão relevante que seu cliente pode chegar até o seu site. Educar seu cliente também é uma forma de fidelizá-lo.

O blog é umas das melhores estratégias para divulgar na internet de forma gratuita e construir a credibilidade da sua marca. Uma boa produção de conteúdo fará seu site receber mais visitantes de forma orgânica, sem gastar dinheiro com publicidade.

Envie e-mail marketing como alternativa de divulgação na internet

Enviar um e-mail pode até parecer clichê, mas quem não abre o e-mail pelo menos uma vez ao dia?

O e-mail marketing é uma forma de você divulgar na internet as campanhas da sua empresa, promoções, enviar conteúdo e informações, gerar leads e conversar com seu público-alvo. Seus clientes e potenciais consumidores precisam lembrar que sua empresa existe. O e-mail marketing está aí para isso. Quer mais motivos para usar o e-mail marketing?

  • Aumentar o tráfego de clientes para o site da sua empresa.
  • Envio de mensagens personalizadas.
  • Melhorar a comunicação com seus clientes.
  • Divulgação e venda de produtos e serviços.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para conversar com seu público. Em datas comemorativas, por exemplo, no Natal, dia dos Pais, dia do Comércio, é muito cortes enviar uma mensagem parabenizando a data. Quando o cliente compra na sua empresa, também é interessante enviar uma mensagem de boas-vindas com os principais contatos da sua empresa, caso ele precise futuramente falar em algum setor.

O e-mail marketing é uma ótima forma de divulgar na internet gratuitamente. Provavelmente a sua empresa já tem uma base de e-mails para enviar os materiais de forma segmentada.  Caso ainda não tenha, será necessário criar uma. Neste caso, uma dica é colocar formulários e pop-ups no seu site e blog para as pessoas se cadastrarem e receberem seu conteúdo. Outras formas são a criação de promoções com landing page para captação do e-mail ou materiais ricos como e-book que as pessoas precisam cadastrar o e-mail para baixar o material.

Se a sua empresa ainda não usa essa ferramenta, existem diversas plataformas gratuitas para enviar e-mail marketing, como Benchmark Email, Mailchimp, Zoho Campaigns, Mailjet. Vale lembrar que estas ferramentas gratuitas têm limites para envio diário e para a quantidade de cadastros.

Publique conteúdos nas redes sociais para divulgar na internet gratuitamente

Um outro caminho importante para divulgar na internet gratuitamente é por meio das redes sociais. Hoje existem várias redes sociais, seja de entretenimento como o Facebook e o Instagram, até redes com foco mais profissional como o Linkedin. O primeiro passo é identificar em quais redes sociais estão seus potenciais consumidores. A partir daí começar a produzir conteúdos relevantes, criativos e humanizados para criar uma interação com seus seguidores.

Outra ideia para divulgar na internet é criar um canal no Youtube, por exemplo, para divulgar vídeos com temas interessantes para o seu público-alvo. Não precisa ser nada com aparelhos de alta tecnologia. Hoje em dia a maioria dos telefones celulares tem recursos suficientes para isso.

Quando sua empresa começar a notar mais interatividades com seus seguidores, ela automaticamente vai começar a construir a sua audiência. Com o passar do tempo, sua empresa pode continuar produzindo conteúdo de alta qualidade para se tornar uma autoridade no assunto.

Vale lembrar que suas postagens nas mídias sociais precisam ter um cronograma, um calendário com as datas para serem publicadas. Não adianta postar hoje e deixar o próximo post para daqui há duas semanas.

Hoje em dia praticamente todas as empresas publicam conteúdos em redes sociais. O que diferencia um conteúdo do outro é a qualidade, a criatividade e a relevância. Ninguém gosta de conteúdo básico, sem graça e repetitivo.

Ninguém comenta, curte ou compartilha um conteúdo que não se diferencia dos milhares de conteúdos no ambiente digital. Divulgar na internet vai muito além disso. Hoje em dia as empresas que se preocupam com sua imagem postam conteúdos humanizados.

E, vale lembrar, que estes conteúdos têm como objetivo envolver o seu público e criar conexões com a marca e não vender. A venda de um produto na web é a consequência de todo este processo de divulgação bem feito.

Afinal, o que é marketing humanizado?

Antigamente o processo de compra era diferente. A propaganda tinha como foco a venda. Hoje em dia os consumidores querem ter uma grande experiência de compra. O processo de compra mudou e ele não termina quando o consumidor paga.

Marketing humanizado gera valores, proporciona confiança e interatividade. Quando você entra na rede social da sua empresa, é como se você tivesse entrado na rede social de um amigo. Quando um seguidor vê ou ouve um stories ou podcast da sua empresa precisa ter a sensação de estar ouvindo um amigo. O tom de voz precisa ser próximo e amigável. É disso que as pessoas gostam. É isso que elas buscam. Ninguém suporta conteúdos robotizados.

Para trabalhar o marketing humanizado sua empresa precisa pensar em conteúdos diferenciados. Uma ótima forma de trabalhar esses conteúdos é com o storytelling, que consiste em contar histórias relacionadas à sua marca. Você pode mostrar como é feita a produção de seus produtos ou os bastidores de sua empresa e até exibir imagens e vídeos do dia a dia, mas o importante é que seja um conteúdo que inspire o seu público.

Outra forma é criar um relacionamento e interagir com seu público de forma personalizada. Preste atenção no que estão falando de sua marca nas redes sociais e responda a todos os comentários mencionando a pessoa de forma a esclarecer dúvidas e gerar uma conversa, desta forma a pessoa percebe a atenção que você deu a ela e se sente única, estabelecendo uma relação de confiança.

Viu como é possível divulgar na internet sem gastar nada. Gostaram deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Já tem uma empresa no mercado e recebe pagamentos com cartão? Leia também, Conciliação de Cartões: Saiba por que é tão importante

1 comentário

  • marcelo
    18/08/2020

    excelente conteúdo, parabéns e tentarei aplicar, dicas e estratégias que nunca ouvi falar

  • Dexei seu comentário

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