A Internet e o varejo
A principal razão que faz com que diversos varejistas expandam seu negócio para internet é simples: o grande número de consumidores inseridos no mundo digital. Segundo pesquisas do IBGE, cerca de 70% dos brasileiros tem acesso a internet, sendo que 89 % desses fazem compras pela Web. Já virou consenso que a maioria das pessoas prefere comprar digitalmente do que na loja física.
Como as compras pela internet aumentaram, consequentemente o uso de cartões de crédito também. Tanto os consumidores quanto os comerciantes estão sujeitos a cobranças indevidas e fraudes em compras feitas com essa forma de pagamento. Para os lojistas, a melhor forma para de garantir receber tudo o que foi vendido por cartões é por meio de aplicativos de conciliação de cartões como o Conciliador. Ele confere de forma automática, segura e sem chance de erros todas as vendas feitas por cartões garantindo o controle total do que foi vendido. O Conciliador ainda proporciona ganhos indiretos aos comerciantes pois diminui a quantidade de mão-de-obra necessária para conciliação das vendas.
Os consumidores podem contar com aplicativos das próprias instituições financeiras responsáveis pelo cartão. Hoje, a grande maioria dessas empresas oferecem aplicativos de controle de uso dos cartões. Em muitos deles, o app dispara um aviso no momento em que a compra é feita. Assim, fica fácil acompanhar quando uma compra indevida é feita com o cartão do consumidor. É só avisar a controladora do cartão imediatamente que a compra é suspensa.
A preferência pela compra na internet está relacionada diretamente com a facilidade do acesso proporcionado pela tecnologia. Todos estão acostumados com as redes sociais, onde a resposta é muito rápida e as ideias circulam de forma muito dinâmica. Ir até a loja física requer tempo e trabalho, envolve você sair de casa e se deslocar. Enquanto que para comprar online basta acessar o celular, sem nenhum tipo de esforço.