Ameaças ao varejo parte 2- Drones e robôs terrestres
Pequenos veículos autônomos equipados com inteligência artificial, câmeras, sensores, GPS e uma série de outros dispositivos, os robôs terrestre vem ganhando força no campo das entregas, recebendo muitos investimentos. Similares a eles, os drones são equipados com uma série de dispositivos que possibilitam a entrega de produtos em uma velocidade jamais imaginada. Ambas as tecnologias, já ultrapassaram a marca de $25 milhões em investimentos, só em 2018.
Uma das maiores empresas de consultoria do mundo, a McKinsey, estima que em países desenvolvidos a automatização da entrega na última milha, seja por robôs ou drones, representará 80% de todas entregas em 2025. Esses equipamentos têm o potencial de reduzir em até 40% o custo de entrega da última milha.
Essas tecnologias fazem com que tanto o prazo quanto o custo da entrega sejam reduzidos. Desta forma, o comércio eletrônico se fortalecerá cada vez mais, fazendo com que o comércio físico fique de olho aberto. Trata-se apenas de uma questão de tempo, até essas tecnologias dominarem por completo o mercado do varejo.