Nota fiscal x cupom fiscal
A diferença entre cupom fiscal e nota fiscal está baseada principalmente na quantidade de informações que são apresentadas em cada documento. Na nota fiscal, o consumidor que está efetuando a compra é identificado, diferente do cupom fiscal. Dessa forma em processos de troca, a empresa fica resguardada quanto à legalidade do comprovante apresentado pelo cliente, ou seja, usando a nota fiscal como comprovante de venda a empresa fica segura contra fraudes em possíveis trocas.
Já o cupom fiscal demanda de um equipamento específico: o ECF (impressora fiscal). Ele é responsável pela transmissão de dados e pela impressão das informações da venda.
É importante ressaltar que os dois documentos possuem a mesma função durante o processo de recolhimento de impostos e tributos.Por isso é necessário a adoção de um dos dois para que seja concretizada uma transação comercial de forma correta e dentro das regras impostas pelo Fisco.
Saber a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal é, para o varejista, a oportunidade de garantir a segurança da sua loja durante uma possível troca e assegurar que a emissão de comprovantes fiscais siga o caminho correto.
Outra maneira de proteger sua loja é com aplicativos de conciliação de cartões de crédito, como o Conciliador. Por meio deste sistema, as faturas são conferidas automaticamente, e sem chance de erros. Além disso, o app protege os lojistas contra fraudes e maquininhas defeituosas.