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Tendências em tecnologia para o varejo em 2019 pt 2

  • 30/01/2019

Redução de Perdas e Quebras

As perdas são um dos maiores vilões do varejo brasileiro. Em alguns segmentos como supermercados, o índice de perdas chega a 3% do faturamento da loja – de acordo com pesquisas realizadas com grandes varejistas que medem, e portanto, controlam esse indicador. Ou seja, no pequeno varejo, onde normalmente o controle é menor, o índice pode facilmente dobrar.

Por isso, se torna imperativo ao varejista investir tempo e energia no problema. Uma melhoria vai impactar diretamente a margem de lucro.

Não existe tecnologia para varejo ou equipamento que vai resolver todos os problemas das perdas na sua loja de uma só vez. É necessário um conjunto de ações para mitigar esse problema. Começando por processos e pessoas. É fundamental contar com funcionários engajados e com a responsabilidade de se executar processos de prevenção de perdas.

Nesse contexto, existem tecnologias e equipamentos que podem ajudá-lo. O principal é: software de conciliação de cartões de crédito, como o Conciliador. Por meio deste aplicativo, é possível para o lojista conferir as faturas de forma automática e segura, evitando fraudes e as maquininhas defeituosas. Além deste modelo de software financeiro, outras tecnologias interessantes para proteger sua loja seriam: câmeras de segurança , antenas antifurto e softwares de gestão que contemplem as funcionalidades de inventário;

Melhor Capacitação

É um grande desafio formar uma boa equipe no varejo. Desde a questão salarial até o perfil das atividades, como trabalhar finais de semana e feriados.

Contratar um profissional formado na maioria das vezes não é viável. Seja por uma questão de custo, ou mesmo por realmente não encontrar esse profissional, o que principalmente os varejistas do interior têm uma dificuldade maior.

A solução é capacitar a turma. Mas como os varejistas estão treinando sua equipe?

São poucos os varejistas que contam com um programa de treinamento interno na empresa, ou mesmo, documentação básica das atividades e tarefas. Na prática, na grande maioria das lojas, a capacitação acontece de maneira prática e tácita – alí no dia a dia, observando o colega na execução das atividades.

Fonte: InfoVarejo

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